Brinquedos são ótimas ferramentas de educação e diversão para as crianças. Melhor do que isso, só se os brinquedos forem feitos por elas mesmas. Já imaginou? Pensando nisso, separamos 3 brinquedos para fazer em casa junto com as crianças, unindo a oportunidade de reciclar materiais que iriam para o lixo e a filosofia do DIY – abreviação da expressão de língua inglesa “Do It Yourself”, que significa “Faça você mesmo”.
A ideia é que os brinquedos sejam feitos junto com as crianças, para elas colocarem a mão na massa, sendo estimuladas a desenvolverem um projeto e a usarem a criatividade para conseguirem colocar em prática a imaginação.
Colocar a criatividade em ação é uma ótima forma de desenvolver a capacidade de resolver problemas, você sabia? Ela incentiva a habilidade de criar soluções inovadoras.
Por que fazer brinquedos recicláveis junto com as crianças?
Pedagogos e psicopedagogos afirmam que as crianças não precisam de brinquedos caros e super elaborados. Brinquedos mais simples, inclusive, “permitem uma autonomia maior para a criança, uma vez que esses elementos aguçam o desejo de manipular, a curiosidade de explorar e, automaticamente, desenvolvem a criatividade”, como levantou a Gazeta do povo em entrevista com Gisele Mantovani Pinheiro, pedagoga e diretora do Colégio Amplação, em Curitiba.
Se unirmos a mágica da imaginação que ronda os brinquedos mais simples com a possibilidade das crianças criarem e personalizarem seus próprios brinquedos, as brincadeiras com certeza vão ficar mais divertidas e especiais. Não acha?
🔔 Você também pode se interessar por esse outro conteúdo: Cultura maker: a criatividade e a tecnologia vão dominar o mundo
Colocar as crianças para criarem esses brinquedos com materiais recicláveis vai ser uma ótima forma de poder gerar um diálogo em torno da importância de cuidar do meio ambiente.
Além disso, essas atividades desconectadas são uma boa sugestão para controlar o tempo de tela dos jovens, evitando o uso excessivo da tecnologia. Afinal, usar os meios digitais de forma saudável significa se desconectar de vez em quando para realizar outras atividades! 😉
O uso saudável dos meios digitais é um dos pilares da Inteligência Digital disseminada pelo DQ Institute, movimento internacional de educação digital em que a codeBuddy foi a primeira instituição nacional a conseguir uma chancela!
Vamos descobrir quais são esses brinquedos para fazer em casa? Eles são simples e usam materiais que você tem em casa e que provavelmente iriam para o lixo.
3 brinquedos para fazer em casa com materiais recicláveis
1. Robô feito com tampinhas plásticas
A ideia deste brinquedos é reunir tampinhas de diferentes tamanhos e cores, que podem ser coletadas de garrafas de refrigerante, amaciante, produtos de limpeza e caixas de leite ou sucos. Juntando as tampinhas com barbante e materiais de decoração vai surgir um robô que pode ter diferentes formas, cores e expressões. É pra soltar a criatividade!
Materiais necessários:
- Muitas tampinhas plásticas de diferentes tamanhos,
- Ferramenta para furar as tampinhas,
- Barbante,
- Cola,
- Tinta e materiais disponíveis para decorar.
Vocês podem criar mais de um robô, desenvolvendo eles em diferentes tamanhos e pensando em diferentes funções e formatos na hora da criação.
Separamos o vídeo de uma youtuber criando esse brinquedo na prática para que você consiga acompanhar o passo a passo e começar a ter ideias junto com as crianças para criarem seus próprios robôs. Confira abaixo!
2. Aviãozinho feito com pregador e palitos de picolé
Neste projeto será preciso reunir alguns prendedores de roupa e palitos de picolé para a criação de aviõezinhos. Você e as crianças podem pegar modelos reais de aviões e tentar imitá-los, criando versões personalizadas com os palitos e os pregadores. Dá pra criar uma frota inteira de aeronaves recicladas!
Materiais necessários:
- Prendedores de roupa,
- Palitos de picolé,
- Ferramenta para cortar os palitos,
- Cola,
- Tinta e materiais disponíveis para decorar e colorir.
As tintas e outros materiais disponíveis para decorar e colorir vão fazer toda a diferença na personalização dos aviões. Deixe os pequenos e pequenas soltarem o lado artístico na decoração e depois deixarem a imaginação rolar para brincar com essas pequenas aeronaves.
Separamos um vídeo do YouTube para ajudar na criação deste brinquedo, ensinando o passo a passo e ideias de decoração. Veja abaixo!
3. Brinquedos feitos com rolo de papel higiênico
Os rolos de papel higiênico são super versáteis e podem virar diferentes brinquedos, algumas possibilidades são: foguete, trem, binóculos, carros… São várias possibilidades para usar o material, então é só usar a criatividade e ir manuseando os rolos de papel higiênico para colocar a imaginação em prática.
Materiais necessários:
- Rolos de papel higiênico,
- Tesoura,
- Cola,
- Tinta e materiais disponíveis para decorar e colorir.
Para mostrar algumas possibilidades, separamos alguns vídeos que mostram algumas ideias de como montar um foguete e um trem usando rolos de papel higiênico. A ideia é você se inspirar para poder criar sua própria versão junto com as crianças. Assista abaixo!
A importância de atividades desconectadas em meio a tantos dispositivos eletrônicos
Como comentamos no início do texto, atividades fora do meio digital e da internet são super importantes e fazem parte de um desenvolvimento saudável e consciente do uso digital. Quer dizer que atividades desconectadas também fazem parte do ensino de tecnologia? Sim!
Ter consciência sobre o tempo de tela, ou seja, sobre o tempo em dispositivos eletrônicos é um fator essencial da Inteligência Digital disseminada internacionalmente pelo DQ Institute, movimento que cria padrões globais para a alfabetização digital. A codeBuddy foi a primeira instituição Brasileira a ter a chancela desta entidade internacional.
Para isso você pode contar com a codeBuddy!
Agende uma aula experimental gratuita e abra as portas para o futuro das crianças.
Tags: atividades com crianças