Já pensou quantas coisas não existiriam sem a ciência? E já imaginou quantas outras coisas ainda podem existir por meio do desenvolvimento científico? Para comemorar o Dia Nacional da Ciência, celebrado anualmente no dia 8 de julho, separamos 5 descobertas da ciência que foram super relevantes na última década.
Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre:
- O que é a ciência,
- O objetivo do Dia Nacional da Ciência,
- Conhecer 5 descobertas científicas da última década,
- Entender a relação entre ciência e tecnologia.
Ciência é conhecimento
A palavra “ciência”, para começo de conversa, tem origem no latim, “scientia”, cujo significado é “conhecimento”.
Pensando nas etapas científicas, podemos dizer que a ciência é o resultado de uma série de hipóteses que foram testadas e analisadas para gerar conhecimento. Lembrando que a ciência não se resume apenas às áreas de exatas e biológicas, mas também está presente nos estudos de humanas.
No mundo, há diversas instituições e empresas que constroem o futuro da ciência. E você sabe qual instituição sustenta a atividade científica no Brasil? Não!?
É a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), criada em 1945 no dia 8 de julho, data em que é anualmente celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A celebração visa chamar a atenção para a esfera científica, despertando o interesse de jovens pelos avanços científicos.
Em meio à crise sanitária causada pela Covid-19, a ciência foi fundamental para o desenvolvimento de vacinas eficazes contra o vírus em tempo recorde, mostrando a importância dela para a humanidade e lançando luz sobre a necessidade de investimentos constantes no setor científico e acadêmico.
Vamos ver agora algumas descobertas científicas que podem mudar o rumo de algumas questões que conhecemos?
5 descobertas da ciência relevantes da última década (2010 a 2019)
Descoberta de exoplanetas habitáveis
O telescópio espacial Kepler foi lançado em 2009 pela NASA com o objetivo de encontrar planetas habitáveis e teve sua missão concluída, tanto que a sonda foi aposentada em 2018.
Durante o período que ficou ativo, o observatório astronômico encontrou bilhões de exoplanetas – que orbitam outras estrelas que não são o Sol.
Entre eles estavam até mesmo alguns planetas considerados habitáveis, com núcleo rochoso igual ao da Terra e encontrados na zona habitável de seus respectivos sistemas estelares.
Não necessariamente são planetas habitáveis para seres humanos, mas algum nível de vida, nem que seja microscópico, poderia existir nesses planetas. Conheça alguns desses planetas no vídeo abaixo:
Desenvolvimento de um útero artificial
Médicos do Hospital Infantil da Filadélfia desenvolveram um útero artificial através de um saco biológico e uma série de outros equipamentos. O instrumento tem o objetivo de continuar a gestação de crianças que nascem prematuras, aumentando suas expectativas de vida.
O recurso já teve testes pré-clínicos em cordeiros prematuros, que conseguiram desenvolver pulmões e outros órgãos dentro do protótipo. O útero artificial contém um fluido que imita as condições do líquido amniótico e as funções de uma placenta real.
Confira abaixo uma explicação detalhada dessa descoberta:
Manipulação de memórias indesejadas
Os filmes de ficção científica em que personagens conseguem apagar ou alterar memórias podem estar perto de ser realidade.
A ciência descobriu que pode usar raios lasers para apagar e alterar lembranças, podendo ajudar pessoas cujas memórias traumáticas influenciam seus estados emocionais.
A descoberta foi feita em 2014 por dois neurocientistas que estudam como as memórias funcionam. A manipulação ainda não foi feita em humanos, mas consiste em uma espécie de interruptor que conseguiria fazer esse controle.
Veja abaixo o TED Talks desses cientistas falando sobre a descoberta:
Foguetes espaciais reutilizáveis
Um dos grandes problemas para a evolução da ciência espacial consiste nos custos da construção das espaçonaves, que na maioria das vezes são descartáveis e não podem ser utilizadas mais de uma vez.
Desde sua criação em 2002, a estadunidense SpaceX tem a missão de criar foguetes reutilizáveis para baratear os custos de acesso ao espaço. Finalmente, em dezembro de 2015, os cientistas da empresa conseguiram pousar uma nave em posição vertical.
Confira outros projetos similares e as vantagens que isso pode trazer:
O desenvolvimento das Inteligências Artificiais
Ano após ano a tecnologia evolui e, com ela, o desenvolvimento das Inteligências Artificiais, que podem ser usadas em incontáveis situações.
Na última década, um estudo que foi relevante nesse âmbito veio de Harvard, onde cientistas estudam o uso coletivo de inteligência artificial para auto-organização de robôs.
Na natureza, é possível encontrar animais que compartilham uma inteligência coletiva, como formigas procurando comida, abelhas formando colméias ou cardumes se livrando coletivamente de predadores.
Pensando nisso, os estudiosos norte-americanos criaram pequenos robôs que se comunicam entre si, através da programação, para criar formas, movimentar-se e completar tarefas em coletivo.
Num futuro, eles podem ser usados para qualquer coisa, como em emergências de carros autônomos e até em grandes esforços de limpeza ambiental.
Conheça esses pequenos robôs e entenda melhor o assunto:
Ciência e Tecnologia
Ao longo dos anos, ciência e tecnologia foram cada vez mais andando uma ao lado da outra. Olhando para o futuro, o caminho não parece ser diferente, visto que o avanço tecnológico gera o avanço científico e vice-versa.
Daí a importância de inserirmos o ensino de tecnologia nas escolas, não só para um uso saudável da internet e desenvolvimento da Inteligência Digital, mas também para a constante evolução científica e social.
Se pensarmos que o primeiro computador eletrônico surgiu em 1946, há menos de 80 anos, imagine o que a ciência pode trazer nas próximas décadas.
A internet é outro exemplo: a rede internacional teve seu acesso disseminado em maior escala a partir da década de 1990 e, em três décadas, mudou completamente a sociedade.
Se a ciência é conhecimento e se a tecnologia ajuda em descobertas científicas, estudar programação e robótica é fundamental para a contribuição científica do planeta.
Proporcione uma alfabetização digital de qualidade para o seu filho ou para sua filha. Você pode começar agendando uma aula experimental gratuita de programação aqui na codeBuddy! Quem sabe as próximas descobertas da ciência não vêm dele?