Muitas vezes somos desafiados a pensar fora da caixa e, nos dias de hoje, o desafio vem a jato. Nada mal, então, começar o artigo com uma proposta desafiadora: você está disposto a ser atendido por robôs no lugar de médicos?
Sabia que existe uma relação direta entre essa pergunta e o futuro do seu filho? Pois vamos revelar para você, neste artigo, 5 motivos que incentivam os pais a investirem no aprendizado de robótica para os filhos. Agora a coisa ficou séria, certo? Claro, mas nada maçante. Acompanhe com a gente e compreenda por que ensinar robótica para crianças!
1. Em breve, robôs estarão cuidando da nossa saúde
Quando a gente fala de saúde, fica mais fácil entender o impacto da robótica no dia a dia de um futuro próximo assim como nas profissões em que nossos filhos trabalharão. Como já dissemos em nosso artigo “5 dúvidas sobre por que ensinar robótica para crianças”, segundo os especialistas, a maior parte das nossas crianças e jovens trabalhará em profissões que ainda não existem.
Só isso já é motivo suficiente para ensinar robótica para crianças. E tem mais: o site da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) divulgou um estudo da PricewaterhouseCoopers mostrando que 55% das pessoas estão dispostas a serem atendidas por robôs no lugar de médicos.
Ainda sobre robôs e saúde, o Fórum Econômico Mundial afirmou, em seu relatório “Mudanças Profundas: 21 Maneiras Pelas Quais o Software Transformará a Sociedade Global” que, em 2025, os Estados Unidos já terão o seu primeiro farmacêutico robótico. O mais interessante é que 86,5% dos entrevistados concordam e esperam por isso. Não há dúvida de que nossas crianças e jovens devem se preparar para um mundo em que a relação entre seres humanos e robótica será muito intensa.
2. Mundo novo, novas profissões
Quanto antes seu filho estiver lidando com o mundo da robótica, maior a possibilidade de ele se incorporar ao universo cibernético que se consolida. Para aqueles que têm interesse pelas coisas técnicas, novas profissões já estão surgindo.
Quem sabe seu filho será um Engenheiro de Robôs? Esse profissional conjuga conhecimentos e habilidades das engenharias de controle e automação, elétrica e mecânica. Mas não é só isso: ele precisa aplicar conceitos de matemática, física, programação e robótica. Esse é o engenheiro que projeta, desenvolve e faz manutenção de robôs.
Os mais técnicos têm outras possibilidades: engenheiros de nanorrobôs médicos, técnicos em robótica e robotistas são, por exemplo, profissionais que já existem no mercado e que, a cada dia, são mais requisitados para programar, criar e dar manutenção a todo tipo de robôs.
3. Profissões estão desaparecendo
Sem dúvida, é possível enumerar muitas possibilidades de atuação para quem gosta de robótica. Mas, em momentos de disruptura, nem tudo são flores. Ensinar robótica para crianças é um investimento que reduz incertezas. Por exemplo, os processos automáticos e repetitivos são facilmente executados por robôs, assim como rotinas que exigem lógica e procedimentos que necessitam de alto grau de precisão.
Muitas vezes os robôs podem realizar essas tarefas com mais acertos e agilidade do que nós, humanos. O impacto disso é o desaparecimento de profissões, algumas a passos largos e outras curtos, bem curtos.
Esse impacto a curto prazo no mercado de trabalho também foi pauta de pesquisas feitas pelo Fórum Econômico Mundial. O estudo dessa organização enumerou que dez profissões estão propensas a serem rapidamente substituídas pela automação. Mesmo que haja controvérsias a respeito do tempo em que isso acontecerá, o que se percebe é o aumento na demanda por profissionais ligados à robótica ou que saibam extrair dela os melhores insumos.
Na contramão dessa demanda estão – ou estarão – profissões como operadores de telemarketing; profissionais de cálculos fiscais; avaliadores de seguros e danos automobilísticos; árbitros, juízes e outros profissionais desportivos; secretários jurídicos; host e hostesses de restaurantes, lounges e cafés; corretores de imóveis; mão de obra agrícola; secretários e assistentes administrativos; entregadores, mensageiros etc.
4. Para viver em um mundo diferente, é preciso aprender diferente
De acordo com a consultoria McKinsey Institute, publicada no EL PAÍS, após pesquisa com 46 economias que representam 90% do PIB mundial, “é preciso encontrar formas de realocar os trabalhadores substituídos pela automatização”.
No mesmo ritmo, é necessário investir nas futuras gerações, de forma que estejam preparadas para oportunidades que o mundo econômico já sabe que existirão, mas que – por conta da dinâmica de uma ou muitas disrupturas – não sabem quais são.
5. Profissões que já existem e têm carência de profissionais
No Brasil já acontece um fenômeno que está presente na humanidade: o aumento dos dispositivos móveis e do uso das redes sociais, o crescimento da internet das coisas (IoT), do aprendizado de máquinas (machine learning), Big Data e inteligência artificial. Essas tecnologias já fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que a gente não perceba.
É como se fosse o ar que respiramos: nem pensamos nele, mas sem sua presença, não existiríamos. O que se percebe, no entanto, é o crescimento de profissões como cientista de dados, arquiteto de dados, analista de dados e analista de BI (Business Intelligence). Jovens de toda a parte já trabalham ou se interessam em trabalhar nessas profissões que oferecem oportunidades e desafios – e pagam bem!
É o momento de escolher o melhor lugar para o seu filho aprender
Seu filho precisa chegar muito bem preparado para aproveitar as melhores oportunidades que o futuro reserva. O mundo da robótica é complexo, mas aprender robótica não precisa ser difícil. O aprendizado pode ser cativante, lúdico e divertido. Começando pela programação e investindo em robótica, o estudante pode ser – desde já – um produtor de tecnologia. É assim que o universo codeBuddy prepara o seu filho para ser um indivíduo atuante. Somos especializados em ensinar robótica para crianças.
A codeBuddy é a primeira e única instituição a receber a chancela de inteligência digital do DQ Institute, entidade associada ao Fórum Econômico Mundial responsável por disseminar o conceito de Quociente de Inteligência Digital (Digital Quotient). Nossa metodologia foi desenvolvida para que, mais do que contribuir, seu filho tenha as competências para ser alguém que faz a diferença.
Seu pequeno já pode dar o primeiro passo: temos o Connect & Code, um curso rápido de robótica. Nele, crianças e adolescentes aprimoram as suas habilidades de raciocínio lógico em 4 aulas interativas e dinâmicas. No Connect & Code, o mundo da robótica se faz presente com eletrônica, circuitos elétricos e programação de máquinas!
Quer que seu filho desenvolva um projeto próprio com esse aprendizado? Então aproveite para fazer a inscrição dele agora!