Aqui na nossa escola, uma das principais preocupações dos pais e das mães é sobre segurança na internet e no mundo digital. Como manter as crianças e adolescentes seguros nesse universo online?
Sabemos que existem uma série de perigos no mundo virtual e que esses riscos não devem ser escondidos dos pequenos. Precisamos ensiná-los desde cedo sobre como reconhecer, evitar e se manter seguro na internet e no meio online. Tudo isso é feito através da alfabetização digital e desenvolvimento da Inteligência Digital.
Segundo o DQ Institute, uma organização global ligada ao Fórum Econômico Mundial que se propõe a disseminar mundialmente os parâmetros da educação digital, existem 6 competências fundamentais para a segurança online:
- Gerenciar riscos cibernéticos comportamentais;
- Gerenciar riscos cibernéticos de conteúdo;
- Gerenciar riscos cibernéticos comerciais e comunitários;
- Gerenciar a segurança online pessoal;
- Gerenciar a segurança em diferentes redes;
- Entender a segurança online de organizações.
Vamos juntos entender essas 6 competências para crianças, adolescentes e adultos terem segurança na internet e no meio online? Além de ler o artigo, agende uma aula experimental gratuita para o seu filho aqui na codeBuddy e descubra na prática como disseminamos esses ensinamentos! 🧡💻
1- Gerenciar riscos cibernéticos comportamentais
Uma das competências para ter segurança na internet é ter a capacidade de identificar, mitigar e gerenciar perigos relacionados a comportamentos pessoas online, como: cyberbullying, assédio e perseguição.
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Conhecimento necessário:
Os indivíduos precisam entender os diferentes tipos de riscos cibernéticos comportamentais online, onde podem encontrar esses perigos, como essas situações podem afetá-los e como é possível criar estratégias para lidar com isso.
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Habilidades para lidar com essas situações:
É preciso desenvolver habilidades técnicas, sócio-cognitivas, comunicativas e de tomada de decisão, para lidar de forma apropriada com perigos comportamentais no meio online, seja como espectador ou vítima dessas situações. As pessoas devem saber as ferramentas para enfrentar essas experiências online negativas.
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Atitudes para evitar esses riscos:
As pessoas devem demonstrar bondade na internet e no mundo virtual, além de conhecer as possibilidades de suporte para lidar com os perigos comportamentais na era digital. É preciso gerenciar o comportamento online para contribuir com comunidades e experiências virtuais positivas e solidárias
2- Gerenciar riscos cibernéticos de conteúdo
Outro fator para ter segurança na internet é a capacidade de reconhecer, administrar e evitar riscos cibernéticos de conteúdo online, por exemplo: conteúdos racistas e de ódio, notícias falsas (fake news), conteúdos perigosos ou uso indevido de imagens.
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Conhecimento necessário:
Os indivíduos devem ter noção e conhecer os diferentes tipos de perigos cibernéticos relacionados à disseminação de conteúdo online, além de saberem as estratégias para lidar com essas situações.
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Habilidades para lidar com essas situações:
Os usuários precisam usar técnicas para administrar e evitar conflitos online, como: evitar indivíduos e páginas que criam esses conteúdos maliciosos, relatar incidentes aos administradores da plataforma onde o conteúdo foi publicado e outros processos apropriados.
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Atitudes para evitar esses riscos:
As pessoas devem ter resiliência e se unirem contra conteúdos prejudiciais e depreciativos, contribuindo proativamente na hora de denunciar essas situações e gerando comunidades online mais saudáveis e solidárias.
3 – Gerenciar riscos cibernéticos comerciais e comunitários
Para ter segurança na internet, outra competência é a capacidade de reconhecer, mitigar e gerenciar perigos relacionados à exploração financeira de indivíduos e/ou abuso por meio de persuasão ideológica. Essas situações são conhecidas como riscos comerciais e comunitários online, como: propaganda enganosa, marketing incorporado sem aviso e jogos de azar.
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Conhecimento necessário:
Os usuários devem identificar e compreender os diferentes tipos de riscos comerciais e comunitários online, saber sua possível exposição a essas situações como membros de grupos online, além de ter entendimento ético e saber onde buscar informações legais.
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Habilidades para lidar com essas situações:
É preciso se familiarizar com exemplos de situações como esta, para criar estratégias e usar ferramentas para contornar esses perigos, como: bloqueadores de anúncio online e outras extensões web para gerenciar sua exposição, denunciar membros de grupos com comportamento malicioso e avisar administradores de plataformas sobre situações de exploração financeiro ou abuso ideológico.Tudo isso para eliminar incidentes recorrentes e minimizar o impacto de situações inevitáveis.
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Atitudes para evitar esses riscos:
As pessoas devem ser cautelosas e vigilantes quando estão online, entendendo como, quando e onde usar as estratégias mencionadas para lidar com esses riscos ou evitar essas situações.
4– Gerenciar a segurança online pessoal
Muito além de estar atento a situações em plataformas, redes sociais e grupos online, para ter segurança na internet e no meio virtual é preciso desenvolver a capacidade de detectar ameaças digitais contra dados e dispositivos pessoais, como hackers, golpes e malwares.
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Conhecimento necessário:
As pessoas devem conhecer os riscos online com seus perfis pessoais, além de saber identificar diferentes tipos de ameaças cibernéticas para criar estratégias e usar ferramentas disponíveis para evitar essas ameaças.
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Habilidades para lidar com essas situações:
Para manter seus dados pessoais e perfis online seguros, é preciso usar a tecnologia corretamente, como acessar sites confiáveis, para não comprometer seus dados e dispositivos. Além disso, é preciso saber usar senhas seguras, firewalls para evitar vírus e aplicativos antimalware.
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Atitudes para evitar esses riscos:
Os usuários precisam estar atentos e evitar comportamentos descuidados que podem comprometer a segurança dos seus próprios dados ou de outros.
5 – Gerenciar a segurança em diferentes redes
O penúltimo fator importante para a segurança na internet e no mundo online está relacionado à capacidade de administrar ameaças cibernéticas em ambientes digitais colaborativos e/ou em nuvens de armazenamento.
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Conhecimento necessário:
As pessoas devem entender as possibilidades de ameaças online específicas em nuvens de armazenamento e ambientes digitais colaborativos. Esses riscos de rede podem comprometer dados, dispositivos e sistemas, como por exemplo o upload de arquivos corrompidos com vírus. É preciso conhecer as opções disponíveis para garantir bons níveis de proteção, confidencialidade e privacidade.
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Habilidades para lidar com essas situações:
É preciso saber identificar possíveis fraquezas e riscos que deixam suas redes vulneráveis a ameaças cibernéticas. Muitas vezes são questões mais técnicas, mas pode ser simplesmente prevenir sua rede com um bom antivírus. É preciso saber avaliar essas possíveis vulnerabilidades para quantificar os riscos associados e poder usar ferramentas e protocolos adequados para garantir ou melhorar a segurança das suas redes.
Em uma empresa, por exemplo, os funcionários devem seguir as diretrizes da organização e estar alinhadas às estratégias de segurança da companhia para garantir o mínimo impacto possível nos negócios.
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Atitudes para evitar esses riscos:
Os usuários devem continuamente ter a iniciativa de se manterem atualizados sobre as possíveis ameaças cibernéticas em evolução, entender quais perfis são de risco e quais podem ser as vulnerabilidades de uma rede ao usar determinadas tecnologias.
6- Entender a segurança online de organizações
Por último, para ter segurança online, precisamos desenvolver a capacidade de reconhecer e entender possibilidades de defesas e segurança em ambientes digitais corporativos. Independente do segmento, as empresas hoje usam tecnologias e estão expostas a riscos online, então é preciso estar atento a esses perigos, sendo uma importante competência não só pessoal, mas corporativa.
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Conhecimento necessário:
As pessoas precisam entender e estarem atentas a formas de suporte, políticas, práticas e procedimentos de uma organização para evitar ameaças, por exemplo o uso de softwares antimalware. Sendo assim, mesmo que direcionados por uma equipe de TI, é preciso manusear corretamente dispositivos e saber como armazenar arquivos de forma segura, para evitar ou amenizar os riscos comerciais ou legais de uma uma organização.
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Habilidades para lidar com essas situações:
É preciso desenvolver habilidades cognitivas e técnicas para usar corretamente e melhorar a segurança cibernética de uma organização. Constantemente é necessário prever e avaliar os riscos de segurança online, para proteger os equipamentos e sistemas corporativos gerenciados por uma equipe de TI, sabendo inclusive quando acioná-los. É preciso estar atento às diretrizes da companhia e divulgar as políticas e orientações de segurança corporativa.
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Atitudes para evitar esses riscos:
As pessoas devem valorizar a segurança cibernética e defender proativamente a organização onde trabalha, aconselhando sobre potenciais riscos identificados, pensando em estratégias de comunicação para difusão e adesão das boas práticas, além de seguir e disseminar as orientações de segurança corporativa.
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