Todo início e final de ano é a mesma coisa: o que fazer para que seus filhos aproveitem o tempo em casa de forma produtiva? Dormir até mais tarde, ver muita TV e sair completamente da rotina são aspectos comuns da época. Mas sabia que existem algumas atividades para as férias que são ótimas também para o aprendizado?
Elas jogam o tédio para longe e permitem que você, pai ou mãe, aproveite o tempo de forma produtiva. Listamos algumas dessas atividades para distrair e aprender ao mesmo tempo. Todas elas seguem o mesmo roteiro: um problema que precisa ser resolvido.
O melhor é que, além de práticas, elas são ótimas para os bolsos, pois têm baixo ou nenhum custo. Confira abaixo mais informações e prepare seu filho para a diversão!
Momentos de paz com um pote
A brincadeira foi criada pela educadora italiana Maria Montessori. É um método de aprendizagem conhecido mundialmente que estimula crianças a aprender ao explorar o ambiente ao seu redor.
A metodologia é aplicada inclusive em escolas e volta-se para o aprendizado natural ao invés do modelo maçante com alunos sentados em cadeiras olhando atentamente para o professor que explica alguma coisa.
Chamado de “o pote da calma”, ele visa acalmar crianças após crises de choro ou naquele momento de birra. Para fazê-lo, separe um pote de vidro com tampa, 4 colheres de chá de purpurina, 2 colheres de sopa de cola glitter, 1 gota de corante para alimentos e água quente. Separou?
Agora coloque a água e a cola no vidro, e mexa até que o glitter fique completamente diluído na água. Adicione a purpurina e continue mexendo. Por fim, acrescente o corante e feche o pote. Pronto!
A atividade por si só já vai despejar uma parte da energia da criança e observar o glitter se movimentando lentamente vai ajudá-la a manter a calma, uma ótima dupla de atividades para as férias!
A bota de plástico bolha
Tem coisa mais divertida do que ficar apertando plástico bolha? Ótimo para desestressar adultos e crianças, pode se tornar uma brincadeira divertidíssima para os pequenos. A ideia é bem simples: basta fazer uma bota plástico bolha!
Feito isso, separe umas tintas, uma cartolina grande para pintar, e deixe que as crianças criem suas artes com as botas facilmente descartáveis. Lembre-se, é claro, de deixar o chão bem coberto para que a tinta não passe para o piso e, de resto, divirta-se com as artes criadas por elas.
Dica: fita crepe pode ajudar a prender a cartolina ou outro tipo de papel no chão, impedindo que se arraste para outros espaços. Escolha pelo menos três cores e estimule a imaginação da criança ao máximo, demonstrando apoio durante todo o processo. Ah: essa mesma brincadeira pode ser feita na parede, com as mãos.
Carimbos com potes de iogurte
Coordenação motora é algo que deve ser estimulado e desenvolvido desde a infância, assim como o raciocínio lógico e a criatividade. Esses três aspectos são importantes para o futuro do seu pequeno e poderão ser usados em muitas funções que eles desempenharão no futuro.
Essa brincadeira é ótima exatamente porque estimula o primeiro desses fatores. Separe recipientes de iogurte vazios e limpos, corte uma esponja de forma que cada pedaço caiba na boca de cada recipiente e prenda a esponja com elásticos ou barbantes. Agora é só separar a tinta guache e água.
Separe uma folha de papel e deixe seu filho criar a arte que quiser com os carimbos.
Mas… e os jogos tecnológicos?
Apesar de termos citado apenas atividades que não incluem computadores, tablets ou celulares, não descartamos nenhum deles. É preciso estabelecer uma comunicação tranquila e honesta com seu filho e estabelecer limites. Não é para ficar o dia inteiro no computador, mas ele com certeza pode fazer parte da diversão.
Descubra quais outras coisas seu filho gosta de fazer e desenvolva outras atividades para as férias das crianças. Essa pode ser uma ótima oportunidade para vocês se aproximarem e desenvolverem ainda mais a relação entre vocês.
Tags: atividades com crianças