Preparamos algumas atividades para você fazer em casa e se divertir com seus filhos. Então, que tal aproveitar alguns passatempos criativos para fazer juntos com muita diversão dentro de casa?
Seja através de jogos, aplicativos, ou até mesmo realizando projetos para combater o Coronavírus.
Preparados? Listamos abaixo 7 atividades incríveis para você e sua família fazerem em casa!
Atividade 1 – Desafio dos lápis
A primeira atividade é: Pegue 10 lápis que tenha em casa, e arrume de acordo com a ilustração. Movendo apenas 2 lápis, vocês conseguem formar 4 triângulos?
Consideração importante: “Mover” um lápis significa mudá-lo de posição sem alterar o número total de lápis.
E aí, topa o desafio?
Você pode jogar com lápis, canetas, hastes flexíveis ou palitos de picolé.
Conseguiu solucionar? A resposta está logo abaixo.
Atividade 2 – O jogo do coronavírus
Que tal incutir de forma lúdica a tarefa de lavar as mãos várias vezes ao dia? Então vamos lá:
- Desenhar um monstro no dorso da mão;
- Lavar as mãos várias vezes ao dia para o monstro desaparecer;
- Se à noite o monstro tiver desaparecido, ganham 1 ponto;
- Se ao fim de 20 dias tiverem 20 pontos, ganham um prêmio.
Atividade 3 – Qual o número?
A proposta é que os pais e os filhos se desafiem para descobrir quem consegue solucionar mais enigmas.
Pela lógica, qual o número escondido?
Aqui vai uma dica: para solucionar essa desafio você precisa pensar por outra perspectiva…
Aqui vai o resultado:
Atividade 4 – code.org
A code.org é uma ONG internacional, dedicada a expandir o acesso de múltiplas pessoas à linguagem de programação e ciência da computação em geral. Essa é uma das soluções para aprendizado caseiro de programação mais famosa mundialmente.
A code.org, além disso, age com o intuito de aumentar a presença de estudantes do sexo feminino e de minorias que, normalmente, não são presença comum no quadro de funcionários de multinacionais tecnológicas.
Os tutoriais de uma hora são criados em mais de 45 línguas e apresentam abordagens múltiplas para o aprendizado de programação!
Atividade 5 – Tynker
A programação é uma maneira maravilhosa de dar asas à criatividade e criar soluções para o mundo.
O site Tynker é uma plataforma de ensino de programação dedicada especialmente para crianças. Milhões já aprenderam a programar em seus cursos digitais desenhados desde o básico – para crianças entre 4-7 anos de idade – até a programação avançada em JavaScript e Python para maiores de 13 anos.
O único contra do Tynker é que a plataforma é paga, com preços iniciando em 7 US$. Ainda assim, desafios envolvendo a Nasa e o sistema eficaz de ensino podem fazer valer a pena.
Atividade 6 – Jogos de tabuleiro
Quem nunca jogou um bom e velho jogo de tabuleiro? Para muitos isso marcou a infância. Além de serem ótimos para estimular lógica e concentração, eles também garantem um excelente momento em família.
- Dama
- Ludo
- Xadrez
- Quebra-cabeças
- Jogos da memória
- Batalha naval
- Detetive
Atividade 7 – Apps de lógica
Aplicativos que ajudam as crianças a desenvolverem o senso de estratégia, a organização de pensamento e o raciocínio lógico.
1. Unblock My Car: Seu carro está preso em um engarrafamento e você vai precisar tirar alguns carros que estão atrapalhando sua passagem. Indicado para crianças a partir de 6 anos.
2. Color blocks: Vai ser preciso relacionar números e quantidades para fechar blocos e passar para novas fases. Muita atenção para não deixar espaços vazios ou impossibilitados de fechar novos blocos. A partir de 7 anos.
3. 1010!: Monte linhas e colunas, mas não deixe a tela encher de cubinhos; planeje as jogadas e os encaixes – ou seja: use a sua lógica. A partir de 8 anos.
E mais:
Durante o isolamento social, muitas crianças e adolescentes passam mais tempo conectados. É importante, portanto, garantir que eles estão utilizando esses meios de maneira segura. Por isso, teste a atitude do seu filho em relação à tecnologia!