Uma das maiores satisfações da codeBuddy é demonstrar, todos os dias, como cada criança ou adolescente é dotado(a) de incríveis potenciais e capaz de uma superação sem limites.
Muitas vezes, quando encontram dificuldades na vida escolar, tudo o que as crianças precisam é de uma base, um incentivo que provoque o engajamento específico do(a) aluno(a) com o conteúdo.
Em outras palavras, necessitam de formas de aprendizado que condizem com os seus interesses e personalidades, ao invés de sistemas padronizados e que exigem que todos os alunos aprendam de forma similar.
Nos métodos de ensino tradicionais, os professores precisam cuidar para manter a concentração dos estudantes enquanto transferem o conteúdo para muitos alunos. Assim, dificilmente conseguem trabalhar com as qualidades específicas de cada um.
É nesse contexto que casos como o de Carol acontecem. Uma aluna que demonstrou criatividade, inteligência e superação aqui na codeBuddy, e que antes tinha muita dificuldade para avançar nos conteúdos de matemática.
A questão é que, quando uma base sólida de ensino é adaptada para gerar autonomia no aprendizado, as coisas mudam. Assim, quem antes sofria com algumas disciplinas pode se superar tremendamente.
Entenda como Carol, uma de nossas alunas brilhantes, saiu da recuperação para garantir ótimas notas em matemática.
Engajamento para fortalecer o conhecimento
A questão de Carol reverbera a de muitos(as) alunos(as) que encontram dificuldades para aprender disciplinas exatas, especialmente a matemática, tradicional vilã para algumas crianças.
Carol chegou a ficar de recuperação, o que parece um problema pequeno, mas pode significar uma verdadeira tempestade na vida de um jovem. Se esse problema ainda for acompanhado de situações como bullying e dificuldade de socialização, o desenvolvimento da criança pode ser ainda mais prejudicado.
A questão é que o aprendizado de matemática exige dos alunos um foco específico para que a aplicação de conteúdos abstratos na realidade concreta seja compreendida.
Para isso, os alunos precisam se sentir engajados com o que estão fazendo, de modo que a matemática possa fazer parte de suas vidas ao invés de problemas alheios às suas realidades. Sabemos na prática que transformar questões difíceis em desafios instigantes é uma ferramenta excelente quando o assunto é melhorar as notas das crianças em matemática.
Foi nesse caminho que a Carol pôde superar seu problema com a matemática com uma ajudinha da codeBuddy!

De mundo em mundo, cria-se uma aluna destaque!
O depoimento de Carol deixa muito claro: seus passos na codeBuddy ajudaram no desenvolvimento de uma segurança incrível quanto a buscar seus objetivos.
A aluna já passou por quase todos os mundos que formam nossa metodologia ao longo dos 3 anos que está em parceria com a codeBuddy. Cada mundo desenvolve uma habilidade tecnológica, como a robótica, a programação de games ou o desenvolvimento de sites.
Isso significa que a Carol entrou em contato com diversas facetas da linguagem de programação, aprendizado que direciona o raciocínio lógico para uma atividade concreta. Dessa forma, ela cria uma solução funcional para resolver um problema real.
No depoimento da aluna, vemos a empolgação de ter apresentado seu projeto sobre bullying em um feira de tecnologia local.
Quando a atenção de alunos e alunas como a Carol é voltada para o desenvolvimento de um projeto real – como a criação de um app, jogo ou site – a matemática deixa de ser um bicho de sete cabeças para transformar-se em uma ferramenta.
Assim, a lógica deixa de ser um fim para se tornar um meio de transformar o mundo.
Não é à toa que, depois desses anos de educação tecnológica na codeBuddy, nossa aluna deixou de ficar de recuperação em matemática e passou a garantir os melhores resultados no ensino tradicional.
Autonomia é a palavra-chave do processo
Você pode estar se perguntando: qual é o segredo de resultados educacionais tão positivos? Afinal, não é simplesmente usar games e tecnologia moderna para fazer as crianças e adolescentes desenvolverem habilidades importantes…
Bem, a Carol deu a pista de uma das peças-chave no sucesso da codeBuddy em melhorar o desempenho dos(as) alunos(as) e, ao mesmo tempo, fazê-los(as) adorar estudar em nossa escola: autonomia.
Na codeBuddy, a gente privilegia a experiência do aluno acima de tudo.
Isso significa que são os(as) próprios alunos(as) que irão ditar o ritmo de seu aprendizado do conteúdo, resolvendo problemas para chegar cada vez mais perto de seus objetivos.
É claro que os(as) instrutores(as) da codeBuddy são peças essenciais nesse processo. É por isso que trabalhamos com um sistema de ensino personalizado, no qual cada instrutor(a) cuida de no máximo seis alunos por vez.
Mesmo com tanto foco na singularidade de cada aluno, os instrutores jamais devem fazer nenhum procedimento para os alunos. Eles apenas informam, guiam e incentivam, deixando toda a prática para os alunos.
E pronto! Assim a gente resolve os problemas que citamos lá em cima, aquela dificuldade dos alunos de se engajar com o conteúdo matemático – e dos professores do ensino tradicional em dar a atenção devida para cada caso específico.
O mundo codeBuddy é um verdadeiro universo!
Seja para aprender lógica e matemática, desenvolvimento de apps, robótica ou programação de jogos, nossos cursos são cuidadosamente preparados para oferecer as melhores vantagens para o futuro de nossos alunos e alunas.
O caso de Carol é um dos inúmeros em que grandes talentos são desvendados em nossas aulas!
Mas não acredite apenas no que estamos dizendo! Conheça os cursos da codeBuddy agendando uma aula experimental grátis.