Hoje em dia as crianças já nascem como nativos digitais, mas isso não quer dizer que elas sabem desde nascença a mexer nas tecnologias e a navegar no mundo digital. Mesmo a tecnologia fazendo parte da infância das crianças, é muito importante que elas recebam orientações e direcionamentos de como usar as tecnologias de forma correta e saudável.
E é aí que entra a educação tecnológica! 💻
Seja na hora de ensinar sobre as tecnologias ou de usar as tecnologias para educar sobre outras matérias, a educação tecnológica precisa fazer parte da rotina de aprendizado das crianças desde cedo, pois ela pode trazer diversos benefícios. Dessa forma, os pequenos são inseridos efetivamente na sociedade digital desde cedo de forma supervisionada, até que tenham mais idade e autonomia.
Vamos entender juntos alguns motivos de porquê começar a investir agora na educação tecnológica das crianças e adolescentes?
Educação Tecnológica: entenda 3 razões de porquê estimular este ensino desde cedo
1 – Promover a segurança digital
Todos os pais e mães de hoje possuem uma grande preocupação sobre a segurança digital das crianças e adolescentes. Na verdade, essa é uma questão que afeta até mesmo os adultos no dia a dia.
E sabe qual é o melhor caminho para se estar seguro na internet e no mundo digital? A educação tecnológica! ✨
Seja para adultos ou jovens, educar tecnologicamente é o melhor caminho para aprender a não cair em golpes e promover a segurança digital. Como sempre falamos aqui na codeBuddy: “Melhor do que proibir, é ensinar desde cedo”. Afinal, o que coloca as pessoas em risco muitas vezes é a falta de conhecimento sobre como funciona uma tecnologia ou de como saber se a fonte de uma informação é confiável.
Entender o funcionamento das tecnologias é fundamental para uma boa segurança digital. Segundo o DQ Institute, instituição ligada ao Fórum Econômico Mundial que dita os parâmetros globais para uma boa Inteligência Digital, existem seis competências fundamentais para uma boa segurança digital:
- Saber como proceder em situações de risco cibernético;
- Saber identificar e endereçar riscos de conteúdo (ex.: fake news);
- Saber entender e mitigar possíveis riscos em comunidades digitais e comerciais online;
- Ser capaz de detectar ameaças digitais contra dados e dispositivos pessoais para usar estratégias de segurança e ferramentas de proteção adequadas;
- Ser capaz de detectar, evitar e gerenciar ameaças cibernéticas em ambientes digitais colaborativos baseados em nuvem;
- Ser capaz de reconhecer possíveis problemas de defesa na segurança cibernética de empresas e organizações, para propor planos de melhoria.
2 – Desenvolver habilidades para o futuro do trabalho
A educação tecnológica vai muito além de ensinar as crianças a mexer no computador, no celular ou na internet. Além de promover a segurança na internet e nos meios digitais, este ensino também estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes, inclusive competências que são e serão cada vez mais bem vistas pelo mercado de trabalho.
Algumas habilidades que a educação tecnológica estimula o desenvolvimento são:
- Criatividade
- Resolução de problemas
- Empreendedorismo
- Raciocínio lógico
- Proatividade
- Pensamento computacional
- Pensamento crítico
- Trabalho em equipe
- Programação e robótica
- E muito mais!
Essas competências são importantes não só para o futuro, mas também para o presente. São habilidades que estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes, além de serem bem vistas no futuro mercado de trabalho onde os jovens irão se inserir.
Mas como é possível tudo isso ser ensinado na educação tecnológica? 🤔
Uma boa educação tecnológica é prática e lúdica. Devem ser usadas metodologias ágeis de ensino, que são baseadas em projetos que possuem propósito, diretrizes e análise de resultados. Ou seja, as habilidades que listamos acima serão ensinadas e aprendidas nas entrelinhas de cada um dos projetos.
3 – Tornar o aprendizado mais interessante
Estamos no século XXI e o crescente avanço das tecnologias mudou muito diversas situações do dia a dia, afinal, as tecnologias afetam a cultura e a sociedade como um todo. Um bom exemplo são as mudanças na educacionais, com modelos híbridos de ensino, aulas ao vivo online, aulas gravadas, cursos EAD… Muita coisa mudou!
Com certeza, em algum momento da vida, todos já devem ter experienciado alguma aula meio chata, em que a dinâmica de ensino não era muito legal. Hoje, a educação tecnológica é uma alternativa para ensinar os mais diversos tipos de conhecimento para crianças e adolescentes.
Seja na hora de aprender sobre as tecnologias ou de usar as tecnologias para ensinar outras matérias, o fato é que existem diversos benefícios:
- Torna o aprendizado mais interessante;
- Mantém as crianças e jovens engajados;
- Desperta o interesse no ensino;
- Aumenta a participação;
- Promove a criatividade e a proatividade.
Muitas tecnologias podem e devem ser usadas como aliadas da educação. Por isso a educação tecnológica é tão importante, pois vai ensinar os pequenos a como usar os meios tecnológicos para buscar informações de confiança, aprender de forma lúdica através de apps ou jogos, facilitar a interação com colegas de classe, ajudar na hora de dúvidas e muito mais. A educação tecnológica pode potencializar o aprendizado como um todo!
O futuro já começou!
As tecnologias estão em constante expansão, evoluindo em todos os campos da ciência: exatas, biológicas, humanas… Seja onde for, os avanços tecnológicos cada vez mais fazem parte do nosso dia a dia, afetando diretamente a nossa cultura e a nossa sociedade.
Existem diversos benefícios na transformação digital e não há dúvidas de que existem benefícios no ensino de tecnologia para crianças e adolescentes. Uma das formas de colocar a educação tecnológica na rotina dos pequenos é com cursos de programação e robótica para crianças, além de cursos livres que usem a tecnologia como forma de ensino.
Dê o primeiro passo para um futuro de qualidade das crianças e agende uma aula experimental gratuita de programação aqui na codeBuddy!