O avanço das inovações digitais se tornou tão forte que hoje o ensino de tecnologia nas grades curriculares das escolas já é uma realidade, principalmente por meio das aulas de programação e robótica. Esse cenário é tendência mundial e cresce cada vez mais no Brasil. Vem com a gente entender melhor esse panorama, além de saber os principais motivos para ensinar programação nas escolas, habilidades desenvolvidas e o cenário global.
Inicialmente, as tecnologias possibilitaram que muitas instituições de ensino pudessem rever seus métodos e aplicar recursos para facilitar o ensino tradicional. Os anos se passaram e a presença do mundo digital cresceu em nossa rotina, fazendo com que as tecnologias não fossem apenas uma ferramenta de ensino, mas um caminho de educação capaz de desenvolver uma série de novas habilidades em crianças e adolescentes.
Com o mundo digital, novas habilidades surgiram. O principal exemplo disso é a Inteligência Digital, considerada o novo QI, que representa exatamente a capacidade de lidar com as tecnologias de forma saudável e consciente. Essas novas competências serão cada vez mais exigidas, seja no mercado de trabalho ou na vida cotidiana da nossa sociedade super conectada.
As crianças da nova geração, principalmente as nascidas a partir de 2010, já têm contato com as plataformas e ferramentas digitais desde cedo. As tecnologias e a internet fazem parte de sua realidade e do ambiente cultural na qual se inserem, a ponto de ser impossível imaginar um mundo mais analógico.
Quando entram na idade escolar, essas crianças já possuem uma familiaridade com as tecnologias. Isso abre portas para um modelo de educação diferenciado, que torna o ensino mais fluido e que ajuda as crianças a desenvolverem as competências que serão imprescindíveis no futuro.

6 motivos para ensinar programação na grade curricular das escolas
Antes de explicar os motivos, vamos entender juntos: O que é Programação? 🤔
A programação é um conjunto de instruções escritas em uma linguagem compreendida pelo computador. Existem no mundo diferentes linguagens de programação, mas todas têm o objetivo de descrever tarefas a serem realizadas pelos aparelhos digitais, podendo ser aplicadas com diversos propósitos. Um exemplo são os sites da internet, feitos graças à programação.
Sem mais delongas, vamos entender um pouco dos principais motivos pelos quais as crianças devem aprender programação nas escolas:
- É considerada uma das habilidades do século XXI, já vista por muitos como “o novo inglês”;
- É a nova alfabetização! No mundo atual, saber programação é quase tão importante quanto saber ler, segundo estudiosos da área;
- Conduz a uma nova maneira de pensar, mais proativa e questionadora;
- Desenvolve a habilidade de resolver problemas e estimula a criatividade;
- É aplicada na robótica, construção de sites, aplicativos e nos dispositivos eletrônicos em geral, como TVs, celulares, etc.
- É uma tendência mundial! Países como Estados Unidos, Japão e Inglaterra já têm a programação na sua grade curricular!
O que as aulas de programação ensinam?
Como a programação está ligada às linguagens de comunicação para computadores, posso afirmar, então, que nessas aulas as crianças vão aprender apenas isso? Não!
O ensino de programação estimula o desenvolvimento de uma série de habilidades, como algumas soft skills cada vez mais pedidas no mercado de trabalho, por exemplo: a criatividade, a resolução de problemas e o empreendedorismo. Além disso, também atua no estímulo de conhecimentos mais tradicionais, como raciocínio lógico e matemática.
Contudo, o principal ensino proveniente do aprendizado de programação é o desenvolvimento da Inteligência Digital, que é considerada o conjunto de habilidades sociais, emocionais e cognitivas que permitem que os indivíduos se adaptem às exigências da vida digital com responsabilidade, segurança e ética.
Isso faz com que as crianças saibam:
- Administrar melhor o tempo nas telas;
- Como se comportar diante de cyberbullying;
- Proteger as informações pessoais no mundo online;
- Evitar armadilhas do meio digital;
- Compartilhar informação de forma consciente e segura.
Ensino da programação nas escolas: uma tendência mundial
O ensino tradicional das escolas começou a se mostrar cada vez mais desgastado e obsoleto, fazendo com que crianças e jovens perdessem o interesse e a motivação de aprender. Por conta disso, já vemos com maior frequência a inserção de metodologias ativas de ensino nas instituições escolares, como a gamificação na educação, por exemplo.
Nos últimos anos, tornou-se um cenário comum ver aplicativos extremamente funcionais e eficazes sendo desenvolvidos por pessoas cada vez mais jovens. O ponto é: grande parte das mudanças sociais e tecnologias do nosso mundo vão acontecer pelo uso da programação.
É por isso que em países como Estados Unidos, China, Estônia e Finlândia já existem políticas de incentivo ao ensino de programação desde cedo. Além disso, escolas da Inglaterra, Japão e EUA já possuem aulas de programação dentro do currículo escolar tradicional, apontando sua importância no desenvolvimento infantil.
A transformação digital nas escolas
Incluir a programação na grade curricular permite que as crianças se tornem consumidoras ativas e produtoras de tecnologia em vez de mantê-las apenas como consumidoras passivas dos meios digitais. Além disso, pedagogos defendem que o aprendizado da programação contribui para que os alunos tenham mais autonomia quando se deparam com algum obstáculo.
Isso permite mais colaboração com o ambiente online que as circunda e o desenvolvimento do pensamento criativo, porém sem abrir mão do senso crítico. Além de interagir com as tecnologias, as crianças e jovens passam a criar usando esses meios tecnológicos.
A mudança mental que o ensino de programação possibilita nas crianças certamente é a melhor das vantagens de se incluir a tecnologia na vida escolar. Além disso, também há a possibilidade de melhor posicionamento no mercado de trabalho para quem detém esse conhecimento.
É pensando nisso que a codeBuddy desenvolveu a codeBuddy Schools, com o intuito de fazer uma transformação digital nas escolas brasileiras. Uma solução educacional em tecnologia, especializada no ensino de programação e inteligência digital, para crianças e adolescentes. Agende uma apresentação da nossa solução educacional ou indique a codeBuddy Schools para a escola do seu filho ou da sua filha.