Entender e interpretar os nossos sentimentos é uma tarefa difícil até mesmo para os mais velhos ou profissionais no assunto. Com as crianças, a situação é ainda mais desafiadora, já que, para muitas pessoas, saber falar sobre as emoções é uma competência desenvolvida ao longo do tempo. Por isso, é cada vez mais importante abordar a Inteligência Emocional na infância e entender o papel da escola no desenvolvimento desta habilidade.
Assim como é possível aprender conteúdos intelectuais, as características e habilidades emocionais também podem ser trabalhadas, de preferência estimulando crianças e jovens a falarem sobre seus sentimentos desde cedo e a lidarem com eles da melhor forma possível. Essa pode ser a chave para se tornarem pessoas com mais autonomia, emocionalmente estáveis e flexíveis diante das frustrações.
A habilidade de entender suas emoções é fundamental para crianças e jovens no ambiente escolar e, sem dúvidas, será igualmente útil para um futuro profissional. Dessa forma, o estímulo à Inteligência Emocional desde a infância tem papel importante no desenvolvimento dos indivíduos, incentivando-os a lidarem com seus sentimentos de forma construtiva.
Confira neste artigo qual é o papel da escola no desenvolvimento desta importante habilidade, os benefícios da Inteligência Emocional para o futuro de crianças e jovens e como a codeBuddy trabalha esta competência em sala de aula. Boa leitura!
O papel da escola no desenvolvimento da Inteligência Emocional
Como já falamos por aqui, o conceito de Inteligência Emocional vai muito além do que entendemos por inteligência, como a mensuração do QI por exemplo. Esta habilidade está diretamente ligada com a otimização e percepção das emoções e, por isso, deve ser vista como um processo de adaptação constante.
O desenvolvimento da Inteligência Emocional começa dentro de casa, tendo os pais e familiares grande responsabilidade nessa construção. No entanto, a partir do momento em que as crianças e jovens começam a se relacionar com diferentes pessoas, precisam aprender a lidar umas com as outras e suas diferenças em outros espaços. Dessa forma, a escola ocupa papel fundamental para reforçar esses conceitos.
É na escola que a criança vai poder desenvolver a inteligência emocional em situações complexas e desafiadoras, dando a ela maior possibilidade de acertos nessas circunstâncias. Para isso, é necessário que compreenda suas próprias limitações e como isso pode interferir na relação com outras pessoas, sempre prezando pelo respeito ao próximo.
Dentro do ambiente escolar, o professor tem grande influência nesta etapa e, por isso, deve estar devidamente preparado. O movimento de aproximação com os alunos deve acontecer naturalmente, por meio de conversas informais, troca de experiências, gostos em comum e suas ações diante dos problemas. Assim, é possível criar um círculo de confiança, em que a criança terá mais facilidade de se expressar em situações que mereçam maior atenção.
Quando gestores e professores se dedicam a cuidar da saúde emocional dos alunos, imediatamente há uma transformação no ambiente escolar, que torna-se um lugar de seguro e saudável. Assim, é possível desenvolver cidadãos mais preparados e conscientes de suas atitudes na sociedade.
Benefícios da Inteligência Emocional para crianças
Quando crianças e jovens desenvolvem sua Inteligência Emocional, sentem-se mais confiantes quanto às suas capacidades pessoais, relacionais e intelectuais, pois já são capazes de expressar aquilo que querem, o que pensam e sentem. A partir daí, se tornam pessoas mais motivadas para explorar o desconhecido e aprenderem coisas novas.
Por isso, a educação emocional influencia diretamente no rendimento escolar dos estudantes, já que depende do mais fundamental de todos os conhecimentos: aprender a aprender. Confira mais a seguir.
7 objetivos fundamentais para o desenvolvimento da Inteligência Emocional na infância:
Aguçar a curiosidade
Quando trabalhada em sala de aula, a educação emocional tem o poder de estimular e aguçar a curiosidade de jovens e crianças, deixando de lado o medo do desconhecido e criando a sensação de que descobrir algo novo é sempre positivo.
Ganhar confiança
Está diretamente ligado à sensação de controlar a si próprio, tendo o domínio do seu corpo, suas atitudes e o mundo ao seu redor. Quando ganhamos confiança, temos a impressão de que tudo vai dar certo, de que vamos acertar mais e obter êxito nos desafios.
Ter autocontrole
É sobre desenvolver a capacidade de adaptar e controlar as próprias ações e emoções de acordo com sua idade e o ambiente em que se encontram.
Compreender a intencionalidade
Ter controle sobre seu desejo e capacidade de conquistar algo, agir para isso aconteça e lidar com as consequências do seu ato. Remete à sensação de se perceber capaz e útil.
Estimular as relações pessoais
Um jovem que possui habilidades da Inteligência Emocional tem mais facilidade para se relacionar com novas pessoas, compreendê-los e ser compreendido e criar laços, sejam de afeto, carinho, respeito, admiração ou amizade.
Capacidade de comunicação
Ser capaz de se expressar e trocar verbalmente ideias, emoções, sentimentos, habilidades, preferências e experiências.
Incentivar a cooperação
Habilidade de grande importância tanto no ambiente escolar quanto no profissional, a cooperação é a capacidade de equilibrar nossas próprias necessidades com a dos nossos colegas – de classe ou escritório – nas atividades que envolvam um ou mais grupos.
A Inteligência Emocional na metodologia codeBuddy
A codeBuddy funciona com uma metodologia de ensino completa, que inclui exercícios interativos, atividades guiadas, ferramentas para incentivar a criatividade, quebra-cabeças e muito mais, tornando a programação um estudo divertido para nossos alunos.
Como já discutimos aqui, somente a absorção de conteúdo e a inteligência baseada no QI não são suficientes para a formação dos profissionais do futuro. Por isso, nosso método de ensino tem a Inteligência Emocional como um de seus pilares, desenvolvendo capacidades intelectuais e emocionais de crianças e jovens em sala de aula.
Como a codeBuddy desenvolve a Inteligência Emocional nos alunos:
Times e gamificação
Em um processo gamificado, assim que entram na codeBuddy, nossos alunos têm vaga garantida em um dos três times e começam a fazer parte de uma legítima missão. Assim conseguimos nos aproximar das referências com que estão acostumados e estimulamos as trocas de experiências entre os componentes dos grupos.
Oferecemos um ensino personalizado
Para que nossos alunos tenham mais atenção e cuidado dentro de sala, disponibilizamos 1 professor para cada 6 estudantes, facilitando a troca e relação de confianças entre eles. Dessa forma, além de aproveitarem ao máximo todo conteúdo e conhecimento que lhes é passado, o alunos da codeBuddy podem desenvolver esta importante habilidade da Inteligência Emocional.
Formamos amizades
Para facilitar a formação de amizades e a troca de experiências entre os alunos, estimulamos os trabalhos em grupos, onde eles podem identificar interesses, gostos, experiências e habilidades semelhantes. Desse modo, criamos laços que vão além da sala de aula.
Estimulamos com desafios frequentes
Além do Projeto X, que consiste em uma grande tarefa elaborada ao longo de um semestre em que os alunos planejam um tema à sua escolha, desenvolvem um projeto do zero e o apresentam para pais e alunos da mesma unidade, os futuros programadores criam, diariamente, pequenos projetos em sala de aula, colocando em prática tudo o que aprendem.
Quer saber mais sobre a metodologia codeBuddy? Inscreva seu filho ou filha em um dos nossos cursos e veja como o ensino de tecnologia pode beneficiar no desenvolvimento da Inteligência Emocional deles.