Não é novidade que milhares de cargos importantes e essenciais para o desenvolvimento de nossas sociedades são ocupados por mulheres na tecnologia e no empreendedorismo. Muitas mulheres, mesmo sendo mães no século XXI, lidando com suas carreiras e famílias ao mesmo tempo, conseguem criar soluções inovadoras e transpor os limites de um mundo ainda dominado pela presença masculina.
De certo, não há sombra de dúvida a respeito da importância das mulheres no empreendedorismo e na tecnologia. Ainda assim, o mercado de trabalho — especialmente o de tecnologia — se mostra desigual, privilegiando homens.
Muitas meninas podem perder o interesse em investir nesses assuntos por conta da imagem fixa de que esses mundos são dominados por homens. É por isso que a representatividade importa.
A partir do momento em que a história das mulheres é reconhecida, com seus feitos trazidos à tona, outras mulheres se inspiram e se tornam protagonistas das próprias vidas, procurando ocupar lugares em qualquer área que seja de seu interesse.
A codeBuddy acredita e incentiva a presença feminina na tecnologia. Por isso, preparamos essa lista com algumas das mulheres que fizeram e fazem história, construindo o mundo em que vivemos. Vamos lá?
As mulheres programadoras do ENIAC
No início do século XX, o mundo da inovação tecnológica computacional estava diretamente ligado aos militares estadunidenses. Assim, foi criado o ENIAC — um computador enorme e que ainda utilizava sistemas analógicos para realizar cálculos. O intuito do ENIAC era ajudar o exército a calcular rotas de mísseis.
Nesse período ainda não existiam faculdades de Ciência da Computação e, portanto, não havia quem atuasse na programação da máquina. A atividade vista como entediante foi dada às mulheres matemáticas, que se tornaram as primeiras programadoras a efetivamente trabalharem em um computador funcional.
Ou seja, já nos anos 40, as mulheres estavam envolvidas nos primeiros passos do desenvolvimento da linguagem da programação. E há quem diga que tecnologia não é lugar delas!
Annie Easley, responsável pela criação das baterias de carros híbridos
Annie era uma das quatro mulheres negras empregadas em um laboratório da agência americana que viria a se tornar a NASA. Nesse período, muitas mulheres trabalhavam como “computadores humanos”, pois eram responsáveis por fazer pilhas de cálculos e dar sentido a dados brutos.
Annie, posteriormente, tornou-se uma programadora e trabalhou com sistemas de energia. Ela acabou criando a bateria utilizada nos carros híbridos, muito famosos hoje em dia. Annie também é uma grande incentivadora da presença feminina no ramo da tecnologia.
Jasmine Anteunis, empreendedora de robótica
As mulheres fizeram história no início da computação e continuam fazendo nos dias de hoje, liderando e criando soluções em áreas de ponta, como a robótica e a inteligência artificial.
Jasmine Anteunis é uma francesa de apenas 27 anos que fundou a Recast.AI, uma start-up líder na criação dos famosos chatbots — robôs que atendem ao público. A empresa foi comprada pela gigante multinacional SAP e continua atendendo a grandes nomes do setor de telecomunicações.
Adele Goldberg, a mulher por trás da criação do primeiro computador da Apple
Adele Goldberg trabalhou na Xerox em 1970, na criação de uma linguagem de programação chamada Smalltalk-80, utilizada para criar o sistema de janelas sobrepostas umas sobre as outras. Isso soa familiar para você?
Adele foi parte do desenvolvimento da infraestrutura desses modelos chamados de “Graphical User Interface” (GUI). Ou seja, seu sistema permitia aos usuários interagirem com o computador por meio de uma interface gráfica, sem precisar lidar com códigos complexos.
O sistema foi apresentado a Steve Jobs nessa época, que mais tarde confirmou que o desenvolvimento da tecnologia GUI inspirou o que viria a ser a Apple.
Ursula Burns, CEO da Xerox
Com bacharel em Engenharia Mecânica, Ursula Burns é conhecida como a primeira mulher negra a liderar uma empresa do porte da Xerox nos EUA. Ela começou a trabalhar na corporação em 1980, quando era estagiária.
Outra curiosidade a respeito da vida de Ursula é que ela chegou a ser nomeada por Barack Obama como vice-presidente do Conselho de Exportação, no governo do ex-presidente estadunidense.
Karen Spärck Jones, idealizadora de tecnologias de sistemas de busca
Se hoje em dia as pessoas buscam informações com grande facilidade no Google, é devido a tecnologias inventadas por Karen Spärck Jones.
Essa cientista da computação trabalhava na Universidade de Cambridge e criou sistemas como banco de palavras no processamento de linguagens, permitindo que o computador reconhecesse palavras similares umas às outras. Além disso, criou um sistema capaz de encontrar termos relevantes em uma busca.
Sem essas tecnologias, o Google não teria a mesma eficácia que tem hoje.
Radia Perlman, a “mãe” da internet
Radia Perlman é uma cientista da computação formada no MIT, nos EUA. Ela foi responsável pela criação do chamado protocolo Spanning Tree, ou STP, uma linguagem capaz de conectar dois computadores.
Sem essa tecnologia, a internet não seria possível, nem o sistema de se acessar diversos sites armazenados em servidores espalhados pelo mundo. Radia é também uma ávida defensora do aumento do número de mulheres na tecnologia.
Susan Wojcicki, CEO do YouTube
Considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes, Susan foi gerente de Marketing do Google e trabalhou em empresas como a Intel.
Ela foi uma das responsáveis no aconselhamento para que o Google comprasse o YouTube e ajudou a desenvolver plataformas como o Google Imagens. Sua fortuna é de aproximadamente 26 bilhões de dólares, uma herança e tanto para os seus cinco filhos.
Como você pode ver, a história das mulheres no mundo da tecnologia, empreendedorismo e inovação é vasta e antiga. Esses são apenas alguns exemplos da grande influência dessas profissionais na inovação e na construção de nosso mundo tecnológico.
Sua filha se interessa por tecnologia? Conheça os cursos da codeBuddy e incentive-a a buscar um futuro brilhante!