Quem já viu seu filho com os olhos vidrados no vídeo que assiste pela Internet sabe: YouTube na infância é um tema de muita importância. Certamente você quer o melhor para o seu pequeno, então as consequências de uma plataforma ampla e livre como essa precisam ser conhecidas.
São muitas as dúvidas: os conteúdos ajudam ou prejudicam a formação das crianças? O YouTube é confiável? É melhor proibir ou limitar o acesso do YouTube na infância? Você pode começar a encontrar respostas procurando entender as principais motivações de por que seu(a) filho(a) gosta tanto de YouTubers.
Mas, se o seu caso é ainda não ter habilidade com a tecnologia ou se você fica abismado com a facilidade com que os pequenos transitam entre sites, portais, vídeos e jogos, então é hora de se sentar. O assunto “YouTube na infância” é sério e merece a sua atenção. Leia o artigo até o final e entenda como o YouTube pode fazer a diferença na educação e carreira do seu filho!
O YouTube é uma plataforma para todas as tribos
O Comitê Gestor da Internet no Brasil conduziu uma pesquisa muito interessante: a TIC Kids Online Brasil, que investigou o uso da Internet por crianças e adolescentes em nosso país. Algumas conclusões são muito importantes, inclusive, para você constatar que não está sozinho quando esse é o assunto. 85% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos são usuários de Internet no Brasil.
Além disso, de 2012 a 2017, o uso de celulares da garotada passou de 53% para 93%. Um prato cheio para o YouTube, uma plataforma com excelentes recursos audiovisuais, que permite a interação entre públicos de todas as idades e, ainda, com a presença de youtubers empáticos aos problemas, desejos e curiosidades da garotada, que ama estar conectada à Internet.
Quer um público mais ansioso por respostas, aprovação e pertencimento do que crianças e jovens? É justamente por isso que plataformas como Google e YouTube são procuradas por eles antes mesmo de tentarem esclarecer as suas dúvidas com os pais e educadores.
Tudo é rápido nessas plataformas que atendem a todo tipo de grupos e tribos. Isso explica o uso do YouTube na infância da geração alfa – você pode saber mais sobre o assunto lendo o nosso artigo “5 dúvidas sobre por que ensinar robótica para crianças”.
Por que adotar essa ferramenta de aprendizado?
Oportunidades podem ser percebidas como ameaças, e vice-versa. Esse ponto é fundamental para responder à pergunta central deste artigo, que é sobre proibir ou limitar o uso do YouTube.
Os educadores, em geral, concordam que é preciso permitir o YouTube na infância, mas monitorando e educando, sempre. O foco deve ser: como usar essa magnífica ferramenta que a Internet proporciona para aprendizado, trabalho e lazer com altos níveis de qualidade?
Para crianças e jovens, o YouTube é, em especial, uma das melhores e talvez a mais acessada plataforma de aprendizado disponível. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de aprendizado gratuita e já aceita pelo público em geral. Além disso, não se pode desconsiderar que é com essas plataformas, como YouTube e Google, que os jovens de hoje vão interagir na fase adulta, seja em suas vidas pessoais ou até profissionais.
Quer dicas sobre isso? Leia o nosso artigo 5 coisas que todos os pais deveriam saber sobre o YouTube.
É possível confiar?
Já houve muita discussão sobre esse assunto e a plataforma também desenvolveu muitas mudanças para trazer segurança aos pais e à sociedade em geral. Se, por um lado, os aplicativos, produtos e recursos do YouTube não foram desenvolvidos para crianças, por outro lado o Google permite ativar a supervisão para conta já existente de uma criança menor de 13 anos, pelo app Family Link, e gerenciar as configurações de atividade da criança, inclusive as do histórico do YouTube.
Também é possível utilizar o app YouTube Kids. Ele inclui vídeos infantis de sucesso, acesso a conteúdos novos e variados, sempre apresentados de forma fácil de usar para as crianças. Esses dispositivos permitem que os pais ou responsáveis escolham a configuração do tempo e do nível de conteúdo adequado para a criança, se ela pode ou não usar a função de pesquisa, assim como controlar o acesso ao YouTube, com bloqueio ou permissão de acesso ao site ou, mesmo, ao aplicativo principal do YouTube.
Naturalmente a plataforma não se exime de erros, até porque seus algoritmos utilizam uma tecnologia chamada machine learning – ou aprendizagem de máquina – em que o próprio sistema vai aprendendo de acordo com a dinâmica de sua aplicação.
Por esse motivo, não basta permitir o uso do YouTube na infância, é preciso monitorar e educar para uma navegação consciente e segura. Afinal, cada família tem os seus próprios valores e encontrará os limites de navegação e tempo de utilização da plataforma pelas crianças, não é mesmo?
Educar para usar o YouTube pode mudar a vida do seu filho
A tecnologia é feita para mudar positivamente a qualidade de vida das pessoas. Isso não é diferente para você e sua família. Educar para usar o YouTube na infância pode ser uma decisão que mudará a vida de seu filho, mas como isso acontece?
Mais do que uma ferramenta de aprendizado, o YouTube é um canal de comunicação, de projeção e de construção de uma realidade diferente. Ao preparar um vídeo para o YouTube, a criança é estimulada a experimentar disciplinas que poderiam ser entediantes ou mesmo passar despercebidas.
Para produzir um vídeo, é preciso decidir sobre um conteúdo que agregue valor e gere interesse de espectadores; é necessário, muitas vezes, pesquisar o que já foi feito e investigar novas alternativas. A criança exercita o planejamento, a elaboração de um roteiro simples, a produção, a finalização e os requintes de uma produção profissional.
É uma experiência e tanto!
De quebra, ao aprender a produzir e publicar um vídeo para o YouTube, seu filho desenvolve a visão espacial, a percepção de qualidade de iluminação e de som e, dentre outras habilidades, aprende também que tanto o lazer quanto o trabalho podem ser responsáveis, produtivos e divertidos ao mesmo tempo. É uma experiência que faz muita diferença, seja por simples lazer ou para estimular capacidades que seu pequeno já demonstrou ter ou querer desenvolver.
Meninas e meninos têm uma oportunidade imperdível
A codeBuddy sabe como ensinar e estimular crianças e jovens a aprender e exercitar as tecnologias que fazem parte de suas vidas. Veja o que diz o Davi, aluno da codeBuddy, sobre como isso mudou a vida dele.
A melhor forma de conciliar a vontade de realizar que crianças e jovens têm com a necessidade de educar para um futuro melhor é, sem dúvida, confiar em quem está preparado para complementar a educação com os recursos necessários. Pensando nisso, criamos uma oportunidade imperdível para meninas e meninos que querem explorar seus talentos: um curso rápido para crianças e adolescentes se transformarem em verdadeiros YouTubers!
O curso YouTube, Câmera e Ação! é feito sob medida para quem quer aprender tudo sobre captação de imagem e som, iluminação, edição e upload de conteúdos em vídeo para a internet.
São quatro aulas online, ao vivo e com todo o suporte necessário de nossos professores. E tem mais: além da produção de conteúdo, a garotada também aprende sobre a navegação online consciente e dicas de segurança. Faça a matrícula agora. É rápido, fácil e seus filhos vão amar!
É por isso que você sempre pode contar com a codeBuddy!