Blog

3 crianças que criaram projetos para mudar o mundo

Postado em 4 de outubro de 2019 - por codeBuddy

O incrível potencial das crianças é um fato incontestável. Elas são curiosas, criativas e aprendem novas habilidades com facilidade. Além disso, elas são empreendedoras natas, já que sempre observam nosso mundo com olhares inesperados e são hábeis em imaginar soluções.

Podemos dizer que crianças e adolescentes possuem a chave para criar empolgação e foco em qualquer projeto em que se interessarem, ainda mais se o processo for divertido! Nesse contexto, a tecnologia se transforma em uma ferramenta incrível para educar a inovar.

Você já imaginou os frutos possíveis da criatividade das crianças, quando voltada para projetos para mudar o mundo?

É justamente isso que a codeBuddy queria encontrar  no desafio Change The World – Game XP. A ideia era ver todo esse potencial gerando frutos de impacto social. E os resultados foram exatamente como a gente imaginou: incríveis.

No desafio, crianças e adolescentes deveriam criar soluções tecnológicas para questões de interesse comum para toda a sociedade e, como você verá, os projetos vencedores tratam de temas como saúde, meio ambiente e acessibilidade.

Conheça abaixo os projetos para mudar o mundo das crianças que venceram nosso concurso e ganharam passaportes para o evento Game XP – o maior Game Park do mundo, que ocorreu em Julho de 2019.

Nathan Viegas, aluno codeBuddy

Um jogo para conscientizar em relação ao meio ambiente

Aqui na codeBuddy, gostamos de abordar a importância que a tecnologia pode ter na educação, especialmente os jogos, que não costumam receber atenção necessariamente positiva na mídia tradicional.

Mas o que dizer quando um aluno de 9 anos produz um jogo com o intuito de conscientizar a preservação de uma espécie em extinção?

Foi o caso de Nathan Viegas, um aluno codeBuddy vencedor da categoria de 7 a 9 anos do desafio Change The World – Game XP.

Os auritas são uma espécie de sagui, macaquinhos que vivem na região serrana da Mata Atlântica, abundante no Sudeste do Brasil. Esse animais estão em risco de extinção, uma preocupação de nosso aluno, que resolveu unir diversão e conscientização em seu game educacional.

No enredo do jogo, é preciso salvar os saguis evitando obstáculos simbólicos dos ataques contra o meio ambiente: caçadores, lixo e fogo, que ameaça queimar a floresta. Os obstáculos diminuem a velocidade do jogador, que precisa trabalhar sua movimentação e agilidade.

Você pode pensar que esse projeto não vai, necessariamente, mudar o mundo. Mas você já ouviu o ditado de que precisamos cuidar de nosso quintal antes de mudar o mundo?

A fala de Nathan já explica tudo: “Os auritas vivem nas montanhas de Petrópolis, cidade onde moro, e muitas pessoas não sabem que eles existem. Meu objetivo com o jogo é fazer mais pessoas conhecerem e, dessa forma, lutar pela sua preservação”.

Pequenas soluções como essa, podem gerar frutos inesperados, capazes de alterar nossa sociedade para melhor, construindo peça por peça de um novo mundo.

https://globoplay.globo.com/v/7828583/programa/

Uma smart-bengala capaz de ajudar pessoas com deficiência visual

Todo mundo já viu, na vida ou em filmes, pessoas cegas ou deficientes visuais com cães guias e bengalas para se localizarem no mundo. Se a ideia inovadora de Felipe Rodrigues (um aluno de 13 anos) pegar, essa paisagem poderia se tornar muito mais tecnológica e futurista.

Felipe se inspirou em uma situação familiar para criar seu projeto vencedor da categoria entre 10 e 13 anos do desafio Change The World – Game XP: uma prima, com praticamente a sua idade, que é deficiente visual e precisa da ajuda de seus pais para se locomover.

A criação de Felipe parece o tipo de ideia que a gente fica de boca aberta com a sensação de “como ninguém pensou nisso antes?”.

Trata-se de uma bengala inteligente, que utiliza um sistema de sensores de obstáculos e gera um aviso sonoro para a pessoa que não pode enxergar. Além de planejar o sistema por trás do equipamento, Felipe produziu artesanalmente a bengala, que ficou elegante e com a parte elétrica protegida.

Felipe afirmou desejar que seu projeto possa ajudar outras pessoas com deficiência visual, para além de sua prima. Considerando que esse é apenas um protótipo, não temos dúvida de que a ideia possa vingar em uma boa solução para facilitar a vida de milhares de pessoas pelo mundo!

Raissa Lauar

Um app para ajudar os pais a cuidarem de crianças com obesidade

A vencedora da categoria entre 14 e 17 anos, Raissa Lauar (de 14 anos de idade) já pode ser tranquilamente chamada de empreendedora digital. O seu sucesso não é recente, já que ela já foi convidada a dar palestras e agita seus projetos de ciências na escola, usando técnicas de efeitos especiais para produzir vídeos, criando games e sites de diversos temas.

Raissa quer ser programadora e considera a importância de sua presença no aumento das mulheres no ambiente tecnológico. É isso aí Raissa!

Mas além de sua promissora carreira, Raissa ainda reserva uma atenção cuidadosa para a questão da saúde infantil em seu app vencedor do concurso Change the World.

Trata-se  de um sistema voltado à prevenção e tratamento da obesidade infantil, com notícias, receitas, informações a respeito de saúde e nutrição, contatos de especialistas na região do(a) usuário, uma ferramenta para calcular o IMC (Índice de Massa Corporal ) e um chat para que os usuários possam trocar experiências e se conhecer. Ufa!

A base completa para criar conscientização e ação para o problema da obesidade impressiona: é uma plataforma robusta e profissional, com tudo para crescer em popularidade e ajudar a vida de várias pessoas. Raissa, concisa, revela as qualidades de seu produto: “O app facilita o acesso a informações seguras, que podem ajudar a combater a doença”.

projetos para mudar o mundo: como dar o primeiro passo

As crianças podem mudar o mundo!

Esses são apenas exemplos incríveis mais recentes de crianças e jovens criando projetos para mudar o mundo.

O ensino da tecnologia e a conscientização das crianças – a respeito dos desafios e possibilidades do mundo conectado – é uma missão que pode gerar resultados incríveis e nos permitir mudar o futuro com ações no presente.

A codeBuddy está engajada em ajudar pais e filhos a trabalharem essas potências transformadoras! Nossos cursos de tecnologia estão disponíveis nas mais de 40 unidades, espalhadas por oito estados brasileiros, com tutores prontos para ajudar crianças a criarem projetos para mudar o mundo.  Conheça nossos cursos e faça parte do mundo codeBuddy!

Compartilhe esse texto

< Blog >

Outros artigos

Desafio Change The World 2023

A Importância da Educação Digital em Casa: Preparando os Jovens para o Futuro

A Importância da Educação Digital em Casa

Hardware e Software: Entendendo as Diferenças Essenciais

Matemática e Programação para Crianças: Como a Junção Pode Divertir o Aprendizado

Discord: uma plataforma popular entre jovens e dicas de segurança para pais

O que é alfabetização digital? Veja a importância desta habilidade para crianças e adolescentes

Como IoT, IA e Impressão 3D estão transformando a educação dos seus filhos

Entenda a relação do Chat GPT com a programação infantil, a tecnologia e a inovação

10 habilidades que as crianças e adolescentes precisam desenvolver até 2030

10 maneiras de preparar seu filho para o futuro do mercado de trabalho

3 motivos para começar a investir agora na educação tecnológica das crianças e jovens

6 benefícios da transformação digital na educação

6 perguntas sobre ensino de tecnologia para crianças que ouvimos sempre

6 competências que ensinamos na codeBuddy sobre segurança na internet

6 competências importantes para segurança na internet

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

O que é metaverso e qual a sua relação com a educação infantil?

Cultura e tecnologia: entenda essa relação e sua importância para o futuro

3 brinquedos DIY recicláveis para fazer com o que você tem em casa